Nome:
E-mail:
Busca
.::. Últimas Notícias .::.
25/02/2014

Conteúdo de ‘Azul é a cor mais quente’ dificulta lançamento em blu-ray no Brasil.

Vencedor da Palma de Ouro em Cannes conta história de amor entre duas mulheres.

As empresas que se recusaram a produzir as cópias do filme neste formato alegam que não trabalham com obras que tenham cenas de sexo explícito.

RIO — A controversa carreira do filme “Azul é a cor mais quente”, vencedor da Palma de Ouro em Cannes ano passado, ganhou mais um capítulo nesta semana. Na página oficial do filme, a equipe de divulgação do longa-metragem afirma que está encontrando dificuldades de lançá-lo em blu-ray por causa do “conteúdo” da obra.

O lançamento do DVD de ‘Azul é a Cor Mais Quente’ se aproxima, mas temos uma péssima noticia para os fãs do filme: as empresas brasileiras produtoras de blu-ray se negam a produzir o filme devido ao seu ‘conteúdo’”, diz a nota oficial. “Ainda estamos batalhando para reverter essa situação, mas não conseguimos acreditar que tratariam dessa forma a história de amor mais linda de 2013, vencedora da Palma de Ouro no Festival de Cannes e diversos outros prêmios. O que vocês acham disso?”

A obra do cineasta tunisiano radicado na França Abdellatif Kechiche acompanha as descobertas sexuais de Adèle, interpretada por Adèle Exarchopoulos, que se apaixona por uma jovem de cabelos azuis, Emma (Léa Seydoux). As cenas explícitas de “Azul é a cor mais quente” acontecem entre as duas atrizes, apenas com o contato entre os corpos. Também não há closes nos órgãos genitais. Mas é inegável que foram imagens polêmicas, não só no Brasil. O forte conteúdo sexual do filme causou polêmica até mesmo na equipe. A atriz Adèle Exarchopoulos chegou a dizer que se sentiu uma prostituta durante as filmagens, e entidades de defesa dos direitos das mulheres criticaram as sequências de sexo.

'Não é um filme pornô'

— Fico preocupado não como fornecedor, mas sim como consumidor — lamenta Jean Thomas Bernardini, presidente da distribuidora Imovision — Não é um filme pornô. Na França o filme recebeu classificação indicativa de 12 anos, aqui foi 18. Até aí tudo bem, mas agora o DVD ser proibido? Porque isso é um tipo de censura. Qual o critério?

A empresa contactada foi a Sonopress, cuja fábrica fica em Manaus e tem uma escritório para representação comercial em São Paulo. O departamento jurídico da Sonopress confirma a informação da Imovision, que realmente não aceitou produzir nem o DVD nem o blu-ray de "Azul é a cor mais quente" por conta das cenas explícitas. A Sonopress, porém, negou que haja motivações religiosas: de acordo com a empresa, a razão se deve a contratos internacionais com companhias como Microsoft e Disney que exigem a limitação.

Em comunicado, a Imovision informou que, após a tentativa frustrada com a Sonopress, contatou a Sony DADC, que também se recusou a produzir o blu-ray do filme, "por considerar o conteúdo inadequado devido às cenas de sexo, apesar do filme já ter sido classificado para maiores de 18 anos".

Na França, como disse Bernardini, a classificação indicativa de “Azul é a cor mais quente” foi de 12 anos, mas em muitos lugares ele não foi visto dessa forma leve: além do Brasil, a produção recebeu a classificação de 18 anos em Estados Unidos, Irlanda, Reino Unido e Coreia do Sul. Em outros países, como Argentina, Alemanha, Canadá e Suíça, o limite de idade sugerido foi de 16 anos. Já em Cingapura, a classificação foi de 21 anos. E com cortes.

Ainda assim, o filme tem sido um sucesso por onde passa: fora a Palma de Ouro, recebeu 42 prêmios ao redor do mundo. A produção também foi indicada ao Globo de Ouro e ao Bafta de filme estrangeiro.

Fonte O Globo

Ator Philip Seymour Hoffman morre aos 46 anos, 'Estamos investigando uma possível overdose', disse polícia. Hoffman ganhou o Oscar de Melhor Ator por 'Capote', de 2005.

03/02/2014
O ator Philip Seymour Hoffman foi encontrado morto aos 46 anos, no banheiro de seu apartamento em Nova York, neste domingo (2). Ele ganhou o Oscar de ...

Veja lista dos indicados ao Oscar 2014 Concorrentes foram anunciados na manhã desta quinta-feira (16). Cerimônia de entrega acontece no dia 2 de março, em Los Angeles.

16/01/2014
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou na manhã desta quinta-feira (16) os indicados ao Oscar 2014. A cerimônia de entr...

'Trapaça' e '12 anos de escravidão' vencem o Globo de Ouro 2014 A 71ª edição da premiação aconteceu neste domingo (12), em Los Angeles. Dentre as séries, maiores ganhadores foram 'Breaking bad' e 'Brooklyn 9-9'.

13/01/2014
O filme "Trapaça", com três prêmios, foi o principal vencedor da 71ª edição do Globo de Ouro, que aconteceu na noite deste domingo (12), em Los Angele...

Os 25 Filmes Mais Esperados de 2014

20/12/2013
O ano de 2013 vai acabar em pouco mais de um mês, mas já é hora de pensar em tudo de bom que o cinema tem para oferecer em 2014. Entre as franquias ma...

Previsão Indicados ao Oscar 2014

20/12/2013
Com a escolha do nacional O Som ao Redor para representar o Brasil por uma indicação ao Oscar de filme estrangeiro na premiação de 2014, as obras mira...