Nome:
E-mail:
Busca
.::. Últimas Notícias .::.
08/11/2008

Crise global põe em risco novos filmes independentes em Hollywood, superproduções estreladas devem prevalecer num futuro próximo. Em conferência, indústria previu que crise pode durar até 5 anos.

Filmes independentes similares ao bem-sucedido "Juno" não terão vez em Hollywood durante os próximos anos por culpa da crise global, afirmaram nesta sexta-feira (7) especialistas na conferência financeira do American Film Market (AFM).
A indústria do cinema entrou em um ciclo recessivo no qual foram produzidos menos filmes, especialmente de baixo custo, já que representam um maior risco para os estúdios, que ignoram se recuperarão seu investimento.
As grandes superproduções com um elenco formado por estrelas do cinema prevalecerão durante os próximos anos nas bilheterias.

As primeiras vítimas da crise creditícia serão as produções independentes, o que foi confirmado pelos participantes da conferência, já que, embora sejam mais baratas, representam um risco muito maior para os grupos financeiros.
"Hoje em dia um filme como 'Juno', que foi o que eu mais gostei ano passado, não encontraria investidor. É mais simples conseguir o dinheiro caso se garanta que o filme será distribuído em mais de dois mil cinemas nos EUA, embora custe US$ 50 milhões", indicou Gill.

Essa circunstância representará uma guinada no funcionamento do mercado durante os últimos dois anos, quando o excesso de liquidez permitiu o florescimento de filmes de todo tipo, embora muitos deles não tivessem público.
"Há cinco ou seis estréias por fim de semana, como é possível sustentar isso? O que ocorreu é que havia muito capital no mercado", assegurou Lee Solomon, diretor de operações do Weinstein Company. "Agora sai uma comédia ou um filme de ação a cada semana, antes estavam mais espaçadas e isso favorecia a rentabilidade de cada projeto", acrescentou Solomon.
Como conseqüência da crise financeira, os estúdios rebaixarão sua exposição a projetos alternativos ou argumentos pouco generalistas e buscarão aplicar fórmulas conhecidas de sucesso sustentadas pela participação de atores conhecidos.
"O que funciona é o suspense, a ação, a comédia romântica e alguns dramas. A ficção científica tem sucesso limitado. Existe interesse em usar marcas conhecidas pela audiência, como Sex and the City e Indiana Jones, porque a expectativa atrai rentabilidade", comentou Gill.

A redução do financiamento contribuirá para um ajuste no mercado, por um lado com a entrada de capital estrangeiro proveniente de áreas com liquidez, como o Oriente Médio ou com grandes grupos midiáticos, como a Índia.
"A queda dos ativos em bolsa favorecerá a aliança com novos investidores, como já ocorre com as autoridades de Abu Dhabi", disse P. Clark Hallren, responsável da divisão de entretenimento do JP Morgan.
Os conferencistas concordaram em sua perspectiva de que as novas tecnologias dinamizaram a forma na qual se aproveita os filmes, especialmente com as produções em três dimensões e a distribuição através de internet de dispositivos eletrônicos.
"Calculo que em cinco anos poderemos falar em ver filmes no telefone celular", declarou Gill, apesar dos estudos temerem que isso cause uma exposição excessiva à pirataria.

Fonte G1

Carro antigo de '007' vai ser leiloado Lotus Esprit foi usado no filme 'O espião que me amava'. No filme, veículo se transformava em carro-anfíbio e corria na água.

06/11/2008
Na semana da estréia mundial do filme "007 - Quantum of Solace", a casa de leilão Bonhams, da Inglaterra, anuncia o leilão de um antigo e famoso carro...

Morre Michael Crichton, autor de ‘Parque dos dinossauros’, autor estava com 66 anos e tinha câncer. Morte foi confirmada pela assessoria do escritor.

06/11/2008
Michael Crichton, autor do best-seller “Parque dos dinossauros” (adaptado para o cinema por Steven Spielberg), morreu nesta terça-feira (4) em Los Ang...

Tarantino escolhe ator alemão para viver Hitler em seu filme, Martin Wuttke já interpretou o líder no teatro. 'Inglorious bastards' será estrelado por Brad Pitt.

05/11/2008
O cineasta Quentin Tarantino escalou o alemão Martin Wuttke para interpretar Adolph Hitler em seu novo filme, "Inglorious bastards", estrelado por Bra...

Diretores de 'Quem vai ficar com Mary?' vão adaptar 'Os Três Patetas', MGM planeja lançar longa-metragem em novembro de 2009. Nova comédia vai contar a origem dos personagens.

05/11/2008
Os irmãos Bobby e Peter Farrelly, diretores de "Quem vai ficar com Mary?", vão rodar uma comédia baseada em 'Os Três Patetas'. O estúdio MGM anunciou ...

Por que afinal a Marvel tirou Terrence Howard de Homem de Ferro 2, revista diz que questão envolve estrelismo, dinheiro - e talento.

03/11/2008
Quando a Marvel anunciou oficialmente Homem de Ferro 2 e Avengers, estranhamente o nome do ator Terrence Howard foi substituído pelo de Don Cheadle no...